O Sistema Gestor de Escritórios de Projetos (GEPNET) é uma solução corporativa desenvolvida para gerir os escritórios de projetos criados no âmbito da Polícia Federal do Brasil. O aplicativo foi estruturado de maneira simples e intuitiva, de forma a permitir a gestão e o acompanhamento dos projetos na organização bem como o registro individual do ciclo de vida dos projetos com base em uma visão resumida dos processos do guia PMBOK (PMI).
A versão standalone (STD) disponibilizada ao Portal do Software Público Brasileiro (SPB) possui banco de dados independente e login próprio, sem depender de validações ou autorizações externas.
O software GEPNET está registrado para a Polícia Federal junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI sob o nro INPI BR 51 2014 000773-1 e a versão disponível no Portal SPB é ofertada sob os termos da licença GPL2.
Conheça mais sobre o software em https://softwarepublico.gov.br/social/gepnet
Aprenda sobre o software na seção Manuais.
Requisitos Mínimos
Desenvolvimento por meio de fábrica de software
Framework de desenvolvimento: ZEND Framework 1.0
PHP 5.5, com componentes JavaScript, Ajax, JQGrid, JQuery e JSon.
Servidor Apache 2.2
Banco de dados PostgreSQL 9.4
Novidades da versão 2.1.0
Módulo TAP
TAP dividido em seções
Inserção de ano do projeto para constar no código (não editável)
Criação de campo de escolha e vinculação de Portfólio
Campo Copa modificado para Grandes Eventos
Partes interessadas e equipe do projeto em repositório único
Espaço para assinatura do Gerente Adjunto
PGP – Plano de Gerenciamento do Projeto
Espaço para assinatura do Gerente Adjunto
Módulo EAP
Uso dinâmico
Criação e exclusão de grupos e entregas
Arrastar e soltar para posicionar entregas
Ajustes da EAP refletem no cronograma e vice-versa
Impressão e download da EAP
Cronograma
Clonagem de grupos e entregas
Atualização de base-line por atividade
Importação de cronograma (inclusive do próprio projeto)
Criação de tabela no banco de dados para controle de múltiplas predecessoras
Renumeração automática de linhas não é mais realizada
Listagem de predecessoras por código não é mais realizada. Visualização completa de lista de predecessoras somente no modo de impressão.
GANTT
Gerado por código html
Não utiliza mais biblioteca proprietária
Pode gerar Gantt com mais de 100 linhas
Recursos Humanos
Agregação de partes interessadas e equipe do projeto
RH interno (importação da tabela Pessoa) e externo (livre cadastro)
Riscos
Controle de várias contramedidas para cada risco
Cada contramedida pode ter tratamento de risco diferenciado
Criação de menu Relatórios/Risco
Atas
Impressão individual ou total das atas
Solicitação de Mudança
Impressão individual ou total das solicitações de mudança
RUD – Repositório Único de Documentos
Não possui mais pastas padrão pré-existentes
Usuário cria e nomeia pastas de acordo com suas necessidades
Relatório de Acompanhamento (Status Report)
A partir dessa versão, quando do primeiro salvamento de um TAP, é gerado um Relatório de Acompanhamento em branco, com status PROPOSTA, para fins de sincronização da situação inicial do projeto.
Termos de Aceite
Possibilidade de emitir termo de aceite por entrega e por marco
Impressão individual ou total dos termos de aceite
Lições Aprendidas
Possibilidade de cadastramento individual das lições aprendidas
Vinculação obrigatória a uma entrega do projeto
Impressão individual ou total dos termos de aceite
TEP – Termo de Encerramento do Projeto
Lista as Lições Aprendidas registradas
Espaço para assinatura do Gerente Adjunto
Módulo PORTFÓLIO
Permite cadastro de portfólios e vinculação de programas
Permite vinculação a portfólio pai
Permite ativação/desativação de portfólios
Permite vinculação a Escritório
Permite classificação como normal/estratégico
Módulo PESQUISA
Não permite exclusão de perguntas e questionários salvos, apenas desativação
Não permite exclusão de pesquisas publicadas, respondidas e encerradas
Não permite edição de respostas
Módulo RELATÓRIO (Novo)
Permite a emissão de relatório de Riscos
-----------------------------------------------------------------------------------
Novidades da versão 2.1.1
Disponibilizada em 29/02/2016:
- Corrige (remove) o logotipo da PF das telas do software e dos documentos pdf gerados. Foi inserido o logotipo Gepnet2 e texto padrão nos cabeçalhos. Para customização dos cabeçalhos das páginas html e dos documentos gerados, ver orientações na seção Como Instalar e Manuais.
- Adicionado arquivo Leiame.txt com termos de uso do software e informação de copyright.
Disponibilizada em 12/03/2016:
Corrige bugs no módulo cronograma e módulo cadastro de pessoas.
- No módulo cronograma, corrige atualização, edição e inserção de atividades no cronograma (erro apontava para /model/dbtable/atividadecronogramas.php).
- No módulo cadastro de pessoas, corrige erro que impedia edição de dados de pessoas.
- Ver também (importante): O campo "domcargo" na tb_pessoa foi aumentado para 50 caracteres.
- Novo dump do banco de dados (somente com a correção acima) disponibilizado em 12/03/2016.
--------------------------------------------------------------------------------
Novidades da versão 2.3.2
Disponibilizada em 06/03/2017:
A versão 2.3.2 traz algumas novidades, entre elas:
- Função clonar projeto;
- Função excluir projeto (exclusão lógica altera o status do projeto para
situação 8-excluído);
- Função restaurar projeto (após exclusão lógica) - altera o status do projeto
para situação "1"-proposta;
- Função controle de permissões de acesso ao projeto por usuário (Módulo configurar
projeto);
- Remodelagem do código do módulo cronograma;
- Correção de diversos bugs (conforme relatório de erros disponível no link Comunidade);
- Função ignorar atividades atrasadas e gerar relatório de acompanhamento
(módulo relatório);
- Ampliação do menu Relatórios (agora inclui Aceite, Lições e Diário) .
--------------------------------------------------------------------------------
Resumo
O contador de downloads é zerado a cada atualização de versão.
Versão 2.3.2 de 06/03-2017 substitui a versão 2.1.1 de 12/03/2016.
Versão 2.1.1 de 12/03/2016 corrige a versão 2.1.1 de 29/02/2016.
Versão 2.1.1 disponibilizada em 29/02/2016 substitui a versão 2.1.0
Versão 2.1.0 disponibilizada em 03/02/2016 substitui a versão 2.0.
Downloads:
Versão 2.0 - 205 downloads no período de 22/01 a 03/02/2016.
Versão 2.1.0 - 147 downloads no período de 04/02 a 02/03/2016.
Versão 2.1.1 - 60 downloads no período de 03/03 a 12/03/2016.
Versão 2.1.1 - 218 downloads no período de 13/03/2016 a 23/05/2016.
Versão 2.1.1 - 865 downloads no período de 24/05/2016 a 06/03/2017. Visitas: 7.022
44 comentários
Enviar um comentáriocomportamento GEPNET2
Também no Relatório Cronograma quando peço para pesquisar todos o sistema mostra só a primeira página não permitindo rolar. Outro comportamento que tem apresentado é falha na gravação do TAP em "informações técnicas" e "resumo do Projeto" que apesar de apresentar o erro "Falha ao enviar a requisição" ele grava a alteração.
Aguardo resposta
Sucesso com GEPNET2
Treinamento para gerentes de projetos - Nível Básico
Versao 2.3.2 de 06/03/2017 disponível
Informo que a versão 2.3.2 do sistema Gepnet2 está disponível para download a partir de hoje.
Por favor digite as duas palavras abaixo